STF decide que usucapião urbana também se aplica a apartamentos

De acordo com recente decisão do Supremo Tribunal Federal, o instituto do usucapião urbano previsto no artigo 183 da Constituição Federal não se aplica apenas a lotes urbanos, mas também a apartamentos em condomínios residenciais.

Originalmente a ação foi iniciada por uma moradora de um apartamento em Porto Alegre, financiado por seu ex-marido. O objetivo foi impedir a venda do imóvel para quitar as prestações inadimplentes e também buscar o reconhecimento da propriedade, considerando que já morava no imóvel por mais de 15 anos.

De acordo com o ministro relator Marco Aurélio sobre a usucapião urbana, “a regra exige apenas que o interessado esteja utilizando o imóvel de como moradia há pelo menos cinco anos e que não tenha outro bem imóvelBem Imóvel Propriedade que não pode ser transportada, como terrenos e edificações.
Leia mais
(urbano ou rural) nem tenha sido beneficiado pelo usucapião anteriormente”.

Ainda reforçou que o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) não afasta a possibilidade de que o imóvel seja uma unidade condominial e o Código Civil também não impõe essa restrição, exigindo para a aquisição do domínio apenas a metragem máxima e o uso para moradia.

#FerreiraeCavalcanteNetoAdvogados
#FCNAdvogados #DireitoEmpresarial #DireitoImobiliário #DireitoCivil
#STF #usucapiao #usucapiaourbana #CRFB #codigocivil

Compartilhe:

Assine nossa Newsletter
para receber novidades em primeira mão

Newsletter

Você não pode copiar conteúdo desta página

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.